

Alfabetização em Ambiente Clínico: Da Teoria à Prática
Ementa do Curso
- Parte Teórica
Módulo 1: Avaliação de Pré escolares
Neurodesenvolvimento infantil.
Desenvolvimento das funções mentais até os 6 anos de idade.
Entendendo a Psicogênese do brincar (base para alfabetização).
Pré requisitos alfabetizadores.
Como avaliar pré-escolares, ferramentas e relatórios.
Pré-requisitos Sensório-Motores e Sistemas Envolvidos na primeira infância.
Funções sensório-motoras no processo de alfabetização.
Desenvolvimento das etapas das pinças funcionais.
Como identificar e corrigir alterações da pinça trípode.
Expressão Gráfica e Neuroaprendizagem na primeira infância.
Garatujas e a representação do desenho infantil.
Relação entre desenho, escrita e maturação cognitiva.
Janela de neuroaprendizagem e maturação para alfabetização.
Módulo 2: Avaliação de Escolares
Padrões Alfabetizadores e Rotas de Leitura
Neuroaprendizagem na fase operatória.
Bases neuropsicológicas da leitura e escrita.
Janelas de aprendizagem.
Protocolos de avaliação clínica e sua relação com os padrões escolares brasileiros.
Avaliando habilidades de escolares.
Pré-requisitos e desenvolvimento psicogenético (etapas alfabetizadoras).
Avaliação das rotas lexical e fonológica.
Dislexia: como compreender e interpretar transtornos específicos de leitura e escrita.
- Parte Prática: Intervenção Clínica
Módulo 03: Estimulando Pré-requisitos Alfabetizadores
Intervenção com crianças pré-escolares, em fase de alfabetização ou em atraso alfabetizador.
Estratégias lúdicas e materiais para estimulação.
Jogos e recursos para treino de atenção, memória, motricidade fina e consciência fonológica.
Módulo 04: Estímulo das Rotas Fonológica e Lexical
Alfabetização fônica em contexto clínico.
Ensino das vogais.
Ensino das consoantes: fricativas, laterais, vibrantes, nasais e oclusivas.
Desenvolvimento da consciência fonêmica e silábica.
Ensino progressivo da leitura.
Ensino progressivo da escrita.